Com 8000 m2 de superfície, o Castelo Templário de Ponferrada é considerado um dos castelos mais importantes do noroeste peninsular e principal símbolo da cidade de Ponferrada.
A sua arquitetura militar serviu séculos de história, com os diferentes povos que a li passaram a deixarem a sua marca em sucessivas construções, reformas, abandonos e reabilitações. Declarado Monumento Nacional em 1924 e Bem de Interesse Cultural, foi apenas no final do século XX que viu as suas muralhas e estruturas serem recuperadas, o que resultou num monumento multifuncional onde ainda hoje são realizadas diversas atividades e eventos de diversa índole.
A sua localização sempre foi privilegiada em todos os sentidos: geograficamente sempre foi um local de passagem obrigatório entre a Meseta e a Galiza e uma rota obrigatória para os peregrinos de Santiago; estrategicamente, a sua localização à margem do rio Sil foi importante na proteção e defesa do território e do Caminho de Santiago. Do ponto de vista local é uma referência da cidade velha de Ponferrada.